domingo, 17 de abril de 2011

A palavra Trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação.

Ao longo da história, o trabalho assumiu múltiplas formas.

Para o pensador Karl Marx, o trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos animais e move a História.

O trabalho assalariado está diretamente estabelecido a partir da divisão social do trabalho. As diferenças dos trabalhos realizados, bem como as distinções salariais, são resultados dessa divisão.

Em nossa sociedade o trabalho foi elevado a fator estruturante da organização econômica, política e social. Ele estrutura não somente a nossa relação com o mundo, mas também as nossas relações sociais. Ele é a relação social fundamental. Está, além disso, no centro da visão de mundo que é a nossa. O trabalho é a roda que gira a economia e a sociedade. Uma vez que o trabalho é colocado no centro da sociedade, essa passa a se identificar como sociedade do trabalho e na qual este é o seu fundamento. Na prática, o trabalho, reconhecido como tal pela sociedade, é a forma particular de trabalho remunerado ou mais comumente entendido como emprego. É este tipo de atividade que se tornou a principal fonte de renda que permite aos indivíduos viver, mas que é também uma relação social fundamental e finalmente o meio para alcançar a abundância.

Todo o ‘trabalho’, deve, portanto, ter as seguintes condições: ser remunerado, ser realizado em vista da obtenção de uma renda, ser uma atividade social e socialmente definida e mediante a qual se alcança a abundância, isto é, as riquezas.

Provoca tanto frenesi em todos os setores da sociedade, especialmente no meio político.

É porque seu desaparecimento coloca em xeque a estrutura inteira da nossa sociedade. Tirar o emprego é o mesmo que abrir um abismo intransponível diante de nós. O termo ‘trabalho’ serve como uma espécie de guarda-chuva que abriga todas as atividades humanas. Na sociedade do trabalho todo ato humano é trabalho. O trabalho é como o ar que se respira. Tudo remete a ele e tudo dele depende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário